O papel de cada um no grupo - texto adaptado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O papel de cada um no grupo - texto adaptado

Mensagem  Zater em Qua Abr 06, 2011 6:34 pm



Sobre os Papéis de Cada Um (Trecho do tópico Party Play do Aika on Line da OnGames)


Papéis Primários


Todos os jogadores devem saber do seu papel na configuração de um grupo. Os papéis primários são, Tanker, Healer, DPS (Dano por Segundo) e CM (Controle de Multidão). Sua classe e suas escolhas de skills irão determinar qual será o seu papel. Detalhamos abaixo sobre cada papel:



TANKER


Um Tanker é um personagem designado para receber muito dano dos inimigos e proteger o resto do grupo. Deve ser necessariamente um Templário.



Propósito: Manter a atenção dos inimigos neles próprios e desfocar os inimigos do resto do grupo, enquanto agüenta os golpes dos inimigos.


Gerando a Ameaça


Manter o monstro atento somente ao Tanker é a chave para esse tipo de personagem. Os membros do Grupo, como os magos e os clérigos, não são feitos para receber muito dano - ainda mais de monstros muito fortes. Geralmente os Tankers possuem uma habilidade de "provocar" (aumentando o AGGRO, leia mais sobre AGGRO em nosso guia de jogo) o monstro para que toda a atenção seja direcionada ao mesmo. Dessa forma, o Tanker leva todo o dano enquanto os Healers e os DPS's fazem o trabalho deles.

Nota:" AGGRO – Isso significa que o monstro está com raiva e você o “ativou” para te atacar. Você tem o AGGRO desse monstro. Eles irão te alcançar e te atacar. Você pode ter o AGGRO de um monstro inativo apenas atacando-o ou apenas chegando perto, dependendo do monstro. Se você for um DPS você pode roubar o AGGRO de outro personagem com um ataque muito poderoso e Healers podem causar AGGRO com cura. Você percebe que roubou o AGGRO de alguém quando o monstro em questão se vira para você."


LURANDO


Outro papel comum para o Tanker é o de puxar inimigos para o grupo, ou lurar os inimigos (do inglês LURE – atrair; ou – isca). Inicialmente, devido ao sistema do jogo, os monstros automaticamente vão atrás do Tanker. Eles podem possuir alguma habilidade que faz com que os monstros lhes persigam, auxiliando em seu papel principal que chamar a atenção dos monstros para ele mesmo.


Liderando


O Tanker geralmente é o responsável por liderar o grupo nos destinos designados e é freqüentemente o membro que aponta os inimigos para o DPS.


Primeiro a Entrar, Último a Sair


O Tanker deve ser a primeira pessoa a entrar em combate em quase todas as circunstâncias. Se o grupo for forçado a correr, o Tanker deve estar preparado para ganhar tempo, permitindo que os outros membros possam correr do combate em segurança.


Tankers Principais VS. Tankers Adicionais


Se, em um grupo, houver mais de um Tanker, um principal deve ser escolhido. Os secundários devem ser responsáveis apenas pelo auxílio ao principal, servindo de apoio ou Tankando inimigos adicionais.



HEALER


O trabalho de Healer é manter o grupo vivo e bem, com uso preciso e eficiente de suas magias de cura. O Healer é um membro essencial em um grupo e deve ser necessariamente um Clérigo.




Propósito: Curar os membros do grupo e mantê-los vivos.


Dicas de Cura


- Sempre esteja atento aos pontos de vida dos membros do grupo. Você não quer estar em uma situação onde um membro do grupo morre, sendo que você poderia tê-lo salvo se estivesse prestando atenção.
- Use sempre os atalhos do teclado.
- Seja muito bem familiarizado com todas as suas habilidades de cura.
- Não queime sua mana muito rapidamente para que sempre tenha um depósito de mana para emergências.
- Priorize a cura do Tanker.
- Sempre tente aprender e aceitar as dicas dos outros para se tornar um Healer melhor.


Esteja Preparado


Sempre tenha todas as ferramentas necessárias a mão, especialmente poções de mana. Todo Healer irá se encontrar em uma situação de precisar de mana extra. Ter esse tipo de poção pronta poderá ser a diferença entre a vitória e a derrota. O grupo irá se mover tão rápido quanto o Healer for.



DPS ou DAMAGE DEALERS


O termo DPS significa Dano por Segundo (do inglês Damage per Second), é usado para se referir as classes nas quais o papel principal é infringir dano. Guerreiro, Atirador e Pistoleiro se encaixam exatamente no papel de DPS no Aika.

Propósito: Destruir de maneira rápida e eficiente os inimigos.


Dicas de DPS


- Se um monstro focar em você resista a tentação de fugir – a menos que consiga se esconder e manter-se na localidade. Você é importante para o grupo e deve permanecer junto com o mesmo.
- Preste atenção no monstro no qual o Tanker está focado – ele deverá ser o alvo do DPS.
- É necessário ficar atento para que você não chame a atenção do monstro para você. Vamos explicar mais sobre isso mais a frente, isso é o nível de ameaça ou aggro, como é conhecido em vários MMOs.
- Descubra quais habilidades utilizar de maneira eficiente para que possa rodar entre as mesmas e aplicar um dano por segundo satisfatório.



CM


O termo CM significa Controle de Multidão (do inglês CC, Crowd Control), é usado para se referir as classes nas quais o papel é atingir um dano massivo ao maior número de inimigos possíveis, isso é atribuído geralmente ao Feiticeiro, por conta de suas magias.





Como Controlar Multidões


Geralmente os CMs também podem obter o papel de DPSs, mas, quando estiverem agindo como CMs, precisam informar à todos do grupo sobre o uso de suas habilidades e informá-los sobre como agir diante do resultado do uso de suas habilidades. Controlar Multidões não se refere apenas a destruir inimigos, mas controlá-los para facilitar a manobra dos outros membros do grupo. Chamar a atenção de um determinado montante de inimigos enquanto o Tanker se recupera pode ser uma boa estratégia, desde que você consiga contornar a situação e devolver os monstros ao Tanker, mais tarde.


Chaves para um Bom Controle de Multidões


- Usar de maneira sábia suas habilidades para desabilitar os monstros ou pará-los temporariamente.
- Desabilitar o monstro correto, ou pelo menos o mais forte.
- Ter um grupo concentrado que não ataque o monstro que você acabou de desabilitar.
- Ter um Tanker no grupo, para que ele possa “provocar” o monstro assim que ele “acordar”.
- Comunicação com os membros.


Híbridos


Um híbrido é qualquer classe que é capaz de preencher, pelo menos parcialmente, mais do que um dos papéis principais. Contudo, a eficiência dos papéis preenchidos por um híbrido pode ser bem menor do que a de um não-híbrido. Geralmente são usados para preencher vagas, mas não são específicos e nem recomendados. Como por exemplo, um guerreiro pode se tornar um Tanker com o equipamento adequado, mas não será tão efetivo como um Templário.


Bom Senso em Grupo


O bom senso é muito importante em um MMO. Tenha consciência de que a sua reputação vai te perseguir por todo o tempo que jogar. Se você ofende seus companheiros de grupo, sua reputação será afetada por isso. Se for educado e leal, pode conseguir bons frutos no futuro. Fazer amigos é mais benéfico do que criar inimigos, além do mais, deixe que a nação inimiga seja o inimigo!

Algumas dicas:


Permaneça Até Finalizar o Trabalho


Não saia de um grupo repentinamente, após completar apenas a sua parte em uma quest. Fique com todos e ajude da mesma forma que foi ajudado. Se sair dessa forma, pode ser que em outras quests as pessoas não mais tenham interesse em compartilhar a mesma quest com você.



Drop


Se você receber um item que não pode usar, mas outro membro do grupo pode, ofereça ao mesmo, ou pelo menos, venda por um preço razoável.


Curando


Se você tiver cura e tiver um membro que precise, cure-o. Se não puder fazer isso, tenha certeza de dizer que lamenta, se você for o Healer do grupo. Você não pode prevenir que seus companheiros não morram sempre, mas pode fazer com que saibam que você fez o seu melhor.


Buffs


Se possuir habilidades de buff que não benéficas para seu grupo, faça uso das mesmas. Peça aos membros do grupo para que informem quando o efeito do buff já tiver passado. Se os membros souberem que você tem esse tipo de habilidade, mas não passa adianta, eles podem não respeitar a forma como joga com a classe que escolheu. Por outro lado, se fizer bem essa função, tenha certeza de que será muito bem reconhecido.


No caso de tudo dar errado


Se alguma coisa sair do planejado ou simplesmente não der certo, tenha consciência de que todos estão ali pelo mesmo objetivo, pela mesma causa. Então, por favor, previna-se para não ficar brigando ou gritando com todos os outros, não importando de quem seja a culpa. Tenha paciência, reveja os passos passados e tente novamente.

Zater

Mensagens: 20
Data de inscrição: 04/04/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum